quarta-feira, 19 de abril de 2017

Além da Universidade: inclusão e letramento digital nas escolas públicas de Blumenau

A ideia inicial do projeto Edujornalismo para Letramento Digital iniciou em março de 2015, com foco nas comunidades escolares, trabalhando adequadamente a formação de professores e estudantes, visando a educação para os meios digitais de informação. A partir de setembro do mesmo ano, com a participação mais efetiva de uma bolsista envolvida no processo, o projeto foi retomado sustentado por discussões iniciais de temas como Educação, Cidadania e Consumo, Educação e Letramento Digital, Mídia e Esporte, entre outros.

O projeto estava alinhado ao Programa Recortes do Cotidiano no Universo Jornalístico, que ainda contava com o projeto Verter – Inclusão Social Através da Fotografia. Ambos eram iniciativas de extensão do Curso de Jornalismo da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), que mesmo no início de sua trajetória já mobilizou os saberes tanto acadêmicos quanto profissionais estendendo ações educativas, principalmente no letramento digital nas escolas.

Com isso, durante os dois primeiros anos de atividades desenvolvidas no projeto foram alcançados cerca de 3 mil jovens direta e indiretamente nas escolas João Widemann e Luis Delfino, localizadas em Blumenau/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário