quarta-feira, 7 de maio de 2025

A Educomunicação e as Oficinas Interdisciplinares

     A educomunicação objetiva o fortalecimento da capacidade de expressão de crianças e jovens, analisando todas as formas de comunicação. No Brasil, a educomunicação progride com expectativas positivas, utilizando a educação para uma recepção ativa e crítica das mensagens midiáticas, enfatizando a produção colaborativa e a democratização dos processos comunicativos na escola e na sociedade. Sendo assim, seu estudo em maior parte a partir de organizações não governamentais ou na ação de núcleos acadêmicos, nas áreas da educação e da comunicação. De maneira que, com a contribuição de ambos, o tema educomunicação se aproximou de políticas públicas, como é relatado  no projeto Nas Ondas do Rádio, da Prefeitura de São Paulo. No projeto de extensão do curso de jornalismo da FURB, Edujornalismo e Letramento Digital, aplica-se a educação midiática através de processos, dentre eles nas oficinas interdisciplinares, realizadas na rede pública de ensino. Por meio das oficinas, foi vista a possibilidade de ampliar a capacidade comunicativa de todos da comunidade educativa, e “a importância de se rever os padrões teóricos e práticos pelas quais a comunicação se dá” (SOARES, I. O., 2014, p.24). Na revista Educomunicação em foco, uma coletânea de experiências e propostas pedagógicas interdisciplinares que integram mídia e currículo escolar, são citadas várias práticas que buscam romper com o ensino tradicional e promover oficinas que envolvam múltiplas linguagens. Oferecendo uma abordagem que integra conteúdos curriculares com práticas comunicacionais, favorecendo a construção coletiva do conhecimento, a criticidade e o protagonismo estudantil.

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